Corinthians contratou especialista em reformulações para ajustar o elenco de 2024
Pensando na próxima temporada, o Corinthians passará por uma grande reformulação interna, que afetará o time em 2024. Ainda neste ano, o Timão tem como foco os últimos jogos do Campeonato Brasileiro, para se distanciar de vez da possibilidade de um novo rebaixamento. Porém, assim que acabar a competição, o clube do Parque São Jorge começará a rever peças do elenco.
Ao todo, nove jogadores estão em fim de contrato: Bruno Méndez, Gil, Fábio Santos, Cantillo, Maycon, Giuliano, Paulinho, Renato Augusto e Ruan Oliveira. Apesar de quatro desses fazerem parte da equipe titular, a diretoria corintiana ainda não sinalizou sobre a possibilidade de renovação de vínculo com esses atletas. Pensando no atual momento do Corinthians, o presidente Duilio Monteiro Alves, que deixa o cargo daqui a um mês, fez um contrato longo com Mano Menezes, até 2025.
O treinador sabe como se portar diante de uma situação delicada na qual o Corinthians se encontra. Isso porque, nas duas passagens anteriores, o mesmo trabalho precisou ser feito. Lembrando que a primeira passagem de Mano Menezes no Timão começou no fim 2007, depois da queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. No time daquele ano, quatro treinadores comandaram o elenco: Emerson Leão, Zé Augusto, Carpegiani e Nelsinho Baptista.
Mano chegou para comandar o time até a volta para a Série A do Brasileirão. O treinador começou praticamente do zero e ajudou a diretoria da época a encontrar no mercado atletas para compor o time. Com a reformulação e a chegada de 28 novos jogadores, o Corinthians conseguiu voltar para a elite da competição. Campeão com antecedência, o Timão fechou a temporada com 85 pontos, 25 vitórias, 10 empates e três derrotas.
A segunda passagem de Mano também foi em 2013, ao fim de uma temporada complicada no Corinthians. Ele terminou o Brasileirão no meio da tabela, em 10º lugar, com 50 pontos. Na Libertadores, o Timão, recém-campeão, chegou até as oitavas de final, mas não passou para a fase seguinte depois da partida contra o Boca Juniors, no Pacaembu.
Na ocasião, Mano buscou na base algumas reposições necessárias. Mano só ficou no comando durante a temporada de 2014. Em setembro deste ano, durante a entrevista de apresentação, o treinador foi perguntado sobre os motivos para ter assinado um contrato tão longo. Ele, então, afirmou que reformulou vários elencos, mas não conseguiu colher frutos desses trabalhos.
Mano implementou seu estilo de jogo no Corinthians
Mano Menezes utilizou o período sem jogos da Data Fifa para estabelecer padrões comportamentais no Timão. O técnico quer que o elenco saiba exatamente o que fazer nos momentos defensivo e ofensivo. O comandante quer que a equipe seja mais próxima nas duas fases do jogo. Além disso, ele pretende fazer com que o time seja mais vertical quando tem a bola nos pés, com uma transição ofensiva eficiente.
A metodologia do técnico vem sendo aprovada pelos jogadores e o ambiente é classificado como “bom” no CT Joaquim Grava, conforme apuração da Gazeta Esportiva. Internamente, também há um alívio pelo elenco voltar a receber mais orientações táticas da comissão técnica, algo que estava em falta nos tempos de Vanderlei Luxemburgo, segundo fontes.
Comentários estão fechados.