Corinthians vai disputar o campeonato mais difícil do mundo

O Campeonato Brasileiro foi eleito, pelo segundo ano seguido, a competição mais forte do mundo em 2022, conforme o levantamento da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). O Brasileirão inicia dia 15 de abril, o Corinthians e mais 19 clubes brasileiros disputarão o título. 

Em 2023, os times participantes do Campeonato Brasileiro serão: América-MG, Athletico, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.

Para a definição do ranking, a IFFHS leva em consideração parte do desempenho dos times de cada competição em torneios internacionais. As ligas de Espanha, Alemanha e Itália completam o top 5. O Campeonato Francês, jogado por Mbappé, Messi e Neymar, aparece apenas na sexta colocação do ranking.

O critério da pontuação é definido através das campanhas dos times brasileiros em competições continentais. Na temporada passada, foram dois brasileiros na final da Libertadores (Flamengo e Athletico) e um na final da Sul-Americana (São Paulo), o que explica o topo do ranking.

O Brasileirão, inclusive, já tinha sido eleito o melhor campeonato do mundo em 2021 e com pontuação maior do que a atual. Naquele ano, times brasileiros fizeram tanto a final da Libertadores (Palmeiras e Flamengo) quanto a da Sul-Americana (Athletico e RB Bragantino).

Confira abaixo o top 10 dos campeonatos:

1º – Brasileirão (1.181 pontos)

2º – Campeonato Inglês (1.086)

3º – Espanhol (967,5)

4º – Alemão (921,5)

5º – Italiano (866)

6º – Francês (855)

7º – Português (853,25)

8º – Holandês (808,75)

9º – Argentino (798,5)

10º – Paraguaio (701)

Comentários estão fechados.