Corinthians vai precisar “se virar nos 30” para conseguir vaga na Copa do Brasil 2025

O Corinthians está eliminado da próxima fase de mata-mata do Campeonato Paulista. Fora da competição com uma rodada antes do final da primeira fase, o Timão empatou sem gols com a equipe do Água Santa no último domingo (10), fora de casa.

Com a eliminação precoce no estadual paulista, o Corinthians ficou sem vaga garantida na Copa do Brasil em 2025. Com isso, o Timão depende de resultados expressivos em outras competições ou da ajuda de rivais para garantir sua presença na próxima edição do torneio.

A mudança no regulamento da CBF para a distribuição das vagas pode acabar prejudicando o Corinthians em 2025. Ao invés de usar o ranking da entidade como critério, agora as vagas são preenchidas de acordo com o desempenho nos campeonatos estaduais.

A Federação Paulista tem direito a seis vagas na Copa do Brasil, sendo cinco delas preenchidas de acordo com a classificação no Campeonato Paulista. Os quatro semifinalistas garantem automaticamente uma vaga no torneio, enquanto o time de melhor campanha que for eliminado nas quartas de final completa a quinta vaga.

A última vaga a ser preenchida pela Federação Paulista é destinada pelo campeão da Copa Paulista, evento esportivo que acontece no segundo semestre do ano que foi criado para preencher o calendário dos times de São Paulo que não disputam o Campeonato Brasileiro, por exemplo.

O Corinthians tem a opção de participar da Copa Paulista e tentar garantir a vaga para a próxima temporada da Copa do Brasil, entretanto, o time ainda não manifestou interesse. Sua última participação na competição foi em 2019, quando utilizou a equipe sub-23.

Atualmente, apenas três cenários podem garantir o Corinthians na disputa da Copa do Brasil de 2025. Em todos eles o clube depende única e exclusivamente do seu próprio desempenho dentro de campo: título da Copa do Brasil em 2024, título da Copa Sul-Americana ou classificar-se para a Copa Libertadores de 2025, através da sua pontuação no Campeonato Brasileiro.

O Corinthians precisa ser campeão de pelo menos um dos três campeonatos que ainda tem em disputa na sequência da temporada. No pior cenário, o clube teria de garantir a classificação para a próxima edição da Conmebol Libertadores.

Já o Campeonato Brasileiro tem início em abril de 2024 com vagas no principal torneio sul-americano para os seis primeiros colocados. O número pode aumentar caso algum time conquiste a Copa do Brasil, Conmebol Libertadores ou a Copa Sul-Americana e fique entre os seis primeiros colocados.

Comentários estão fechados.