Kia Joorabchian pode comprar o Corinthians?

Com os projetos de SAFs (Sociedade Anônima do Futebol) no futebol brasileiro, o empresário Kia Joorabchian planeja retornar ao mundo esportivo com uma nova ideia de investimento, se interessando principalmente nas oportunidades de negócio e estudando a possibilidade de comprar um clube no Brasil. A informação é do jornalista Rafael Reis. O iraniano era um dos grandes nomes da parceria entre o Corinthians e a Media Sports Investment (MSI). 

Em 2004, empresa e clube firmaram um contrato que anos depois foi descoberto como lavagem de dinheiro entre empresários e dirigentes alvinegros. Agora, Kia pretende voltar a administrar um clube, dessa vez não necessariamente envolvendo sua empresa de agenciamento de jogadores, a Sport Invest. Provavelmente a compra seja fechada por algum outro empresário do círculo de influência do iraniano, mas que teria ele como comandante no dia a dia, como foi com a MSI.

Mesmo depois desse escândalo, Kia seguiu em alta e conduziu grandes negócios na Inglaterra. O iraniano intermediou vários negócios milionários, envolvendo especialmente West Ham, Chelsea e Manchester City. Nos últimos anos, passou a trabalhar como uma espécie de “conselheiro administrativo” dos donos de Everton e Reading. Apesar de ter adotado a Inglaterra como seu polo de negócios, Kia nunca se afastou completamente do futebol brasileiro.

Além disso, há mais de uma década, ele é amigo íntimo do grupo político que comanda o Corinthians, o que poderia facilitar uma eventual compra ou administração do clube. Ele também é parceiro de negócios de outro empresário, Giuliano Bertolucci, que já possui um clube de futebol. 

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Desde novembro de 2022, Giuliano é acionista majoritário da Ferroviária de Araraquara, que disputou o Paulistão neste ano e caiu para a Série A2. Visando isso, é possível que Kia inicie seu projeto em um clube do interior de São Paulo. A princípio, a ideia, junto com um grupo de investidores, é assumir o controle de alguma equipe que esteja na Série A ou, no mínimo, na Série B.

Ainda de acordo com a apuração de Rafael Reis,  o empresário iraniano deseja adquirir o controle de algum clube por aqui. Vale destacar que foi Kia quem estava no meio das negociações entre a equipe do Parque São Jorge e o Aston Villa para a volta ao Brasil do meio-campista Philippe Coutinho. A transação acabou não se concretizando nesta janela de transferências, mas mostrou o nível de envolvimento de Kia com o futebol nacional.

Quais clubes brasileiros possuem SAF?

Dos 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro deste ano, quatro têm seus departamentos de futebol gerenciados por investidores estrangeiros: Bahia (Grupo City), Botafogo (John Textor), Bragantino (Red Bull) e Vasco (777 Partners). O Cruzeiro também já aderiu ao modelo de SAF e terceirizou o comando do seu time. Porém, seu acionista majoritário é do próprio país, o ex-atacante Ronaldo Fenômeno, que inclusive jogou no clube e possui ainda um time na Espanha (o Valladolid).

Comentários estão fechados.