Com os projetos de SAFs (Sociedade Anônima do Futebol) no futebol brasileiro, o empresário Kia Joorabchian planeja retornar ao mundo esportivo com uma nova ideia de investimento, se interessando principalmente nas oportunidades de negócio e estudando a possibilidade de comprar um clube no Brasil. A informação é do jornalista Rafael Reis. O iraniano era um dos grandes nomes da parceria entre o Corinthians e a Media Sports Investment (MSI).
Em 2004, empresa e clube firmaram um contrato que anos depois foi descoberto como lavagem de dinheiro entre empresários e dirigentes alvinegros. Agora, Kia pretende voltar a administrar um clube, dessa vez não necessariamente envolvendo sua empresa de agenciamento de jogadores, a Sport Invest. Provavelmente a compra seja fechada por algum outro empresário do círculo de influência do iraniano, mas que teria ele como comandante no dia a dia, como foi com a MSI.
Mesmo depois desse escândalo, Kia seguiu em alta e conduziu grandes negócios na Inglaterra. O iraniano intermediou vários negócios milionários, envolvendo especialmente West Ham, Chelsea e Manchester City. Nos últimos anos, passou a trabalhar como uma espécie de “conselheiro administrativo” dos donos de Everton e Reading. Apesar de ter adotado a Inglaterra como seu polo de negócios, Kia nunca se afastou completamente do futebol brasileiro.
Além disso, há mais de uma década, ele é amigo íntimo do grupo político que comanda o Corinthians, o que poderia facilitar uma eventual compra ou administração do clube. Ele também é parceiro de negócios de outro empresário, Giuliano Bertolucci, que já possui um clube de futebol.
Desde novembro de 2022, Giuliano é acionista majoritário da Ferroviária de Araraquara, que disputou o Paulistão neste ano e caiu para a Série A2. Visando isso, é possível que Kia inicie seu projeto em um clube do interior de São Paulo. A princípio, a ideia, junto com um grupo de investidores, é assumir o controle de alguma equipe que esteja na Série A ou, no mínimo, na Série B.
Ainda de acordo com a apuração de Rafael Reis, o empresário iraniano deseja adquirir o controle de algum clube por aqui. Vale destacar que foi Kia quem estava no meio das negociações entre a equipe do Parque São Jorge e o Aston Villa para a volta ao Brasil do meio-campista Philippe Coutinho. A transação acabou não se concretizando nesta janela de transferências, mas mostrou o nível de envolvimento de Kia com o futebol nacional.
Quais clubes brasileiros possuem SAF?
Dos 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro deste ano, quatro têm seus departamentos de futebol gerenciados por investidores estrangeiros: Bahia (Grupo City), Botafogo (John Textor), Bragantino (Red Bull) e Vasco (777 Partners). O Cruzeiro também já aderiu ao modelo de SAF e terceirizou o comando do seu time. Porém, seu acionista majoritário é do próprio país, o ex-atacante Ronaldo Fenômeno, que inclusive jogou no clube e possui ainda um time na Espanha (o Valladolid).
Comentários estão fechados.