Na última hora Conmebol e Concacaf revelam novo torneio pro Corinthians

Nesta sexta-feira (27), a Conmebol, em parceria com a Concacaf, entidade responsável pelo futebol da América do Norte, Central e Caribe, anunciou um novo torneio envolvendo os finalistas da Copa Libertadores e os dois melhores colocados da Liga dos Campeões da Concacaf.

Segundo as informações preliminares divulgadas pelas entidades, a disputa será realizada em estilo “final four”, com duas semifinais e posteriormente uma final, e será em uma única sede.

O torneio começará a ser disputado a partir de 2024 e contará tanto com a categoria masculina como com a feminina.

Para efeito de comparação, a Liga das Nações, realizada pela UEFA com seleções nacionais na Europa, também segue o estilo “final four”. A diferença se dá no formato preliminar: enquanto a competição de clubes da América terá os finalistas e mais bem colocados envolvidos, o torneio europeu usa o primeiro colocado de cada um dos quatro grupos em disputa.

Outros detalhes como o nome da competição, a premiação e a sede do evento ainda não foram divulgados pela Conmebol e Concacaf. A tendência é que a competição aumente o volume de jogos e ocupe mais espaço do calendário dos clubes sul-americanos.

Além de envolver clubes, as seleções das duas entidades se enfrentarão com mais frequência. Um novo modelo da Copa América, a ser disputada em 2024, nos Estados Unidos, vai contar com seis países convidados da Concacaf.

Mantendo a mesma linha, quatro times nacionais que são filiados à Conmebol irão disputar a Copa Ouro, que também será realizada na América do Norte.

Confira o anúncio

Comentários estão fechados.