Não é mais 1º de abril: Corinthians recebe péssima notícia da CBF

Parece mentira, mas não é: o Corinthians é o único clube da Série A do Campeonato Brasileiro deste ano que ainda não conseguiu vaga na Copa do Brasil da próxima temporada. O Botafogo, que estava na mesma situação que o Timão, venceu a Taça Rio do Campeonato Carioca no último final de semana e se fez presente no torneio nacional de 2025.

Mas, nem tudo está perdido. O Corinthians ainda tem a chance de conseguir essa classificação em três frentes: via Campeonato Brasileiro, se classificando à Libertadores ou estando entre os primeiros colocados; via Copa Sul-Americana, em caso de conquista do título continental; ou via própria Copa do Brasil, também caso levante a taça nacional.

80 das 92 vagas na Copa do Brasil são definidas via estaduais

E justamente no Campeonato Paulista deste ano, o Corinthians não foi nada bem e terminou na 11ª colocação, na classificação geral, após ser eliminado na fase de grupos do estadual. Com isso, apenas os cinco melhores colocados (Palmeiras, Santos, Red Bull Bragantino, Novorizontino e São Paulo garantiram vaga na Copa do Brasil de 2025).

Na temporada passada, porém, o Timão passou pelo mesmo problema e quase ficou sem disputar a competição mais rentável do futebol brasileiro. Na ocasião, Palmeiras e o Bragantino, dois dos cinco melhores do Paulistão 2023, conquistaram vaga à Libertadores e, consequentemente, repassaram a vaga no mata-mata nacional (via estadual) aos sexto e sétimo colocados: São Paulo e Corinthians, respectivamente.

Como o clube do Morumbi já estava classificado à Copa do Brasil deste ano, por ter conquistado a própria competição na edição passada, a vaga foi transferida ao Mirassol – oitavo melhor do Paulistão do ano passado. Agora, resta ao Corinthians fazer o seu papel ou torcer para algum rival paulista se dar bem na temporada e repassar a vaga ao clube do Parque São Jorge.

Comentários estão fechados.