Quantos títulos Mundiais do Corinthians são reconhecidos pela FIFA?

Uma das maiores polêmicas no futebol brasileiro é a definição de quem tem ou não um título mundial para poder chamar de seu. A FIFA reascendeu a polêmica em sua conta no X (antigo Twitter) ao afirmar que o Corinthians é o único clube não europeu a ter conquistado o Mundial de Clubes mais de uma vez.

Em 2018, a FIFA publicou que o Timão é o “campeão inaugural” do campeonato mundial, em 2000 e 2012, sendo este último com Tite no comando, o time do Parque São Jorge bateu o Chelsea na final, no Japão.

A afirmação da FIFA coloca em cheque as conquistas brasileiras nos campeonatos intercontinentais disputados de 1960 a 2004, entre os campeões europeus e sul-americanos. Em 2017, a confederação havia reconhecido os títulos do Santos em 1962 e 1963, Flamengo em 1981, Grêmio em 1983 e São Paulo em 1992 e 1993.

De acordo com a FIFA, o Corinthians é o primeiro campeão do torneio mundial que teve sua primeira edição em 2000. A competição pioneira foi realizada no Brasil entre os dias 5 a 14 de janeiro, com partidas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A competição foi vencida pelo Corinthians, que conquistou o título na final disputada contra o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.

Foi a primeira competição de clubes organizada pela FIFA, que pretendia substituir os antigos torneios intercontinentais, o que, na prática, acabou por ocorrer somente em 2005. Participaram do certame oito equipes, sendo duas da América do Sul, duas da Europa, uma da América do Norte, uma da África, uma da Ásia e uma da Oceania.

O Mundial de Clubes da FIFA de 2012 foi a nona edição do mundial de clubes da Federação Internacional de Futebol (FIFA), disputada de 6 a 16 de dezembro de 2012 no Japão. O Corinthians conquistou seu segundo título no torneio após vencer o Chelsea por 1–0 na final no Estádio Internacional do Yokohama no Japão. Foi a primeira conquista de um clube não europeu desde a edição de 2006.

Comentários estão fechados.