O risco real de rebaixamento está agravando o momento difícil do Corinthians, que está fazendo o possível para preservar seus jogadores da crescente pressão. Há uma preocupação de que o risco de cair possa ter um impacto negativo no desempenho da equipe.
A equipe técnica está adotando medidas cada vez mais rigorosas para proteger seu elenco de influências externas negativas. A orientação é manter o grupo fechado e evitar qualquer tipo de distração. Treinamentos abertos à imprensa, como o que ocorreu no dia 12, por exemplo, não serão mais considerados. Em campo, o técnico Mano Menezes está focado em evitar o desespero.
No último domingo, a frustração dos jogadores ficou evidente no empate contra o América-MG. O Corinthians pareceu apressado desde o início, cometendo erros técnicos atípicos, permitindo contra-ataques que não deveriam ter acontecido e se complicando ainda mais na partida. A equipe está empenhada em recuperar a confiança e sair da atual situação.
O meia Giuliano, que foi o autor do gol de empate no final da partida, foi único jogador a dar explicações sobre o tropeço em casa contra o lanterna, após o apito final.
“Você não consegue chegar, tem cera, o goleiro cai, e aquilo vai te irritando. A torcida cobra, aumenta a tensão, e você começa a cometer erros que normalmente não acontecem… (O jogador) Vai sentir a pressão, não tem como. O peso da camisa do Corinthians é muito grande, não importa se é mais novo ou mais velho. Uma vez que você veste essa camisa, tem essa responsabilidade também”, afirmou.
Essa não é a primeira vez que isso acontece na temporada com o alvinegro, mas demonstra a preocupação de todos com a situação atual: nenhum outro jogador quis se manifestar sobre o desempenho na partida.
Mano Menezes
O treinador Mano Menezes tem consciência total sobre a situação mental do grupo e afirmou que vai trabalhar para conter qualquer nervosismo dos jogadores;
“Vestir a camisa do Corinthians já não é fácil, todos sabem que é uma camisa pesada. Nesse momento de pior colocação na tabela, isso piora um pouco. Minha missão é que eles passem por isso sem ter uma queda de qualidade técnica“.
A situação é bem complicada em todos os aspectos, tanto dentro quanto fora de campo. Atualmente, o time está na 15ª colocação, com 33 pontos, apenas três pontos à frente do Vasco, que é o primeiro time na zona de rebaixamento na tabela de classificação.
Essa é a pior campanha do Timão na história do Brasileirão desde que o formato do torneio passou a ser por pontos corridos. Desde o início do segundo turno, o Corinthians venceu apenas uma partida, que foi contra o Botafogo.
Nos demais jogos, a equipe acumulou seis empates e duas derrotas, com um aproveitamento de apenas 33% dos pontos, o mesmo desempenho do Goiás, que está atualmente muito próximo do Corinthians, não apenas em termos de colocação na tabela, mas também em termos de gols marcados e sofridos.
Comentários estão fechados.