Corinthians está com vaga garantida no Mundial de Clubes da FIFA

O Corinthians já é bicampeão do Mundial de Clubes, e pode ter que abrir espaço mais espaço na sala de troféus ao longo dos próximos anos. Isso porque, de acordo com a FIFA, existem planos para implementação de um Mundial de Clubes Feminino, e o Corinthians deve participar da competição. 

Corinthians deve ter vaga no Mundial de Clubes Feminino 

No segundo semestre do ano passado, a FIFA anunciou que os planos de implantar um Mundial de Clubes Feminino estão avançados, e que teremos novidades sobre o assunto ao longo dos próximos anos. Apesar disso, os detalhes sobre como funcionaria o formato e o cronograma do torneio ainda são escassos. 

“Estamos bem adiantados no planejamento. Precisamos garantir que, entre os torneios a cada quatro anos, o Mundial de Clubes desperte o interesse que vemos nas Copas do Mundo. O Mundial de Clubes [tanto o feminino quanto o masculino] é uma maneira de impulsionar o ímpeto nas ligas e nos clubes”

Sarai Bareman, chefe do departamento de futebol feminino da Fifa. 

Desse modo, caso o Mundial de Clubes Feminino seja implementado até o final de 2027, o Corinthians terá vaga no torneio por ter sido campeão da edição 2023 da Copa Libertadores da América Feminina, quando venceu o rival Palmeiras, por 1 a 0.

Criação de novos torneios continentais femininos 

Em dezembro de 2022, o Conselho da Fifa deu sinal verde para a criação do Mundial de Clubes Feminino, além da expansão do torneio olímpico de futebol feminino (de 12 para 16 equipes) e a criação da Copa do Mundo Feminina de Futsal. 

Em abril de 2023, a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) se comprometeu a criar uma competição internacional de clubes femininos já em 2024.  A Confederação Asiática de Futebol (AFC) também anunciou a criação de uma Liga das Campeãs do continente, que será disputada em um formato de 12 equipes e substituirá o Campeonato de Clubes Femininos da AFC. O torneio começará em 2024 com equipes convidadas. 

Comentários estão fechados.