Corinthians pode ter um jogo de Sul-Americana e Copa do Brasil no mesmo dia

Nesta sexta-feira (16), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu as datas e horários dos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil. O Corinthians enfrentará o América-MG nos dias 5 e 12 de julho, sendo a partida de volta na Neo Química Arena.

No entanto, os dois times podem criar problemas de calendário para a CBF. O Coelho ainda tenta garantir uma vaga na próxima fase da Copa Sul-Americana, enquanto o Timão luta para terminar em 3º em seu grupo na Libertadores para ir ao torneio que a equipe mineira se encontra. A grande questão está nas das dos playoffs.

Pela primeira vez na história, a Sul-Americana terá uma repescagem. Os jogos estão marcados para os dias 12 e 19 de julho, com a primeira data coincidindo com o confronto de volta da Copa do Brasil entre os times. Com isso, se uma das equipes participar desta fase, a CBF terá que fazer alterações em suas competições.

Segundo a ESPN, a entidade pretende esperar a definição dos grupos das competições continentais para definir os próximos passos. Caso o América-MG avance em sua fase e o Corinthians confirme vaga no torneio, a tendência é que o confronto de volta da Copa do Brasil seja remarcado para o final de semana posterior a data marcada atualmente, ou seja, será disputado entre os dias 15 e 16 de julho.

Entretanto, esta mudança acarretará mais uma alteração. Caso se confirme, o calendário do Brasileirão também terá que ser desmembrado. Se o jogo da Copa for deslocado para o fim de semana, as partidas das duas equipes na competição nacional serão realocadas para uma data de Copa do Brasil (caso os dois sejam eliminados posteriormente) ou em uma Data-FIFA. Existe também a possibilidade de os duelos acontecerem em datas da Conmebol, caso os clubes não avancem.

Explicações da CBF

De acordo com a entidade brasileira, um ofício foi enviado à Conmebol para tentar evitar o choque de datas. Contudo, a organização sul-americana não forneceu um retorno, fazendo com que a Confederação mantivesse seu calendário nacional.

A CBF já havia organizado suas competições em setembro de 2022, enquanto a Conmebol divulgou a novidade dos playoffs na Sul-Americana apenas em dezembro, permitindo o conflito de calendário.

Comentários estão fechados.