Corinthians teve 5 camisas que se tornaram icônicas na história do clube

O Corinthians tem uma rica história em 113 anos de clube e um dos principais símbolos de identificação do clube são os uniformes vestidos pelo elenco e também pela Fiel. Alguns deles entraram para a história e figuram entre as peças mais utilizadas por seus torcedores até os dias de hoje. Vários relembram títulos e momentos históricos. O Notícias do Timão separou as cinco camisas mais icônicas do Coringão.

O atual kit de uniformes 1 e 2 da equipe do Parque São Jorge fazem referências à Democracia Corinthiana. O movimento articulado no começo dos anos 1980 pregava liberdade entre jogadores e funcionários do clube para expor ideias políticas. Vários ídolos que marcaram época como Sócrates, Casagrande e Wladimir a vestiram.

O símbolo do movimento era estampado na parte de trás do uniforme, que era patrocinado pela Topper, a primeira empresa a estampar sua marca no uniforme do Timão.

Corinthians teve 5 camisas que se tornaram icônicas na história do clube
Sócrates em ação com a camisa da Democracia Corintiana. Foto: Gazeta Press.

O primeiro título nacional também teve um uniforme bastante conhecido pela conquista do Campeonato Brasileiro em 1990. A camisa é fortemente identificada com o ídolo Neto. O meio-campista e capitão do elenco foi um dos principais jogadores do Timão na conquista do torneio e marcou gol na final contra o São Paulo.

O título mais comemorado da história do Corinthians também tem grande história. Em 1977, o alvinegro conquistou o Campeonato Paulista após 22 anos de jejum de conquistas. O gol marcado por Basílio, é até hoje considerado o lance mais marcante. E claro, a camisa também é sempre lembrada pela cor primária em preto com detalhes brancos.

Corinthians teve 5 camisas que se tornaram icônicas na história do clube
Data da foto: 02/1977 Basílio, jogador do Corinthians. Foto: Arquivo Corinthians

Camisas do Corinthians nos anos 2000

Nos últimos 25 anos, o Time do Povo cresceu mais ainda, acumulando títulos, principalmente internacionais. Em janeiro de 2000, o design era um pouco diferente, com o escudo e o símbolo do patrocinador de material esportivo na parte central do uniforme, e não no lado direito. Esse foi mais um motivo para um diferencial além do título do Mundial de Clubes.

E por fim, nove anos depois, uma camisa com o mesmo patrocinador master estampada em 2000 também fez história entre os torcedores. Em 2009, Ronaldo Fenômeno foi contratado e vestiu a camisa 9. O momento foi marcado por reconstrução no Corinthians, logo na primeira temporada após disputar a Série B do Campeonato Brasileiro.

A chegada de um dos maiores centroavantes da história do esporte influenciou não apenas em resultados no futebol, mas também em melhorias na estrutura e também no financeiro, com a chegada de novos patrocinadores.

Corinthians teve 5 camisas que se tornaram icônicas na história do clube
Ronaldo em ação pelo Corinthians. Foto: Sebastião Moreira/EFE

Comentários estão fechados.