Ex-Corinthians desistiu de ser técnico pra mudar de profissão
Quando assumiu o comando técnico do Corinthians, no início de 2023, antecedendo a chegada de Sylvinho, Fernando Lázaro realizou uma função do qual não era seu desejo inicial. O profissional sempre preferiu o trabalho ‘behind the scenes’, por trás das câmeras, nos bastidores do clube – justamente o que faz no Grêmio, desde que foi contratado quando saiu do Parque São Jorge.
No clube gaúcho, Fernando é coordenador de Análise e Desenvolvimento, sendo responsável pela reorganização do setor, que resultou na chegada dos mais recentes reforços – dentre eles, o dinamarquês Martin Braithwaite, ex-Barcelona. No próprio Corinthians, inclusive, Lázaro foi um dos responsáveis pela implementação do setor de análise de desempenho no clube, chegando à Seleção em 2016.
Mais reservado, Lázaro ‘se encontrou’ no Grêmio e está sendo fundamental na reestruturação do clube
“Ele foi um determinante na viabilidade (de contratações). Não adianta pensar em fazer uma coisa, ter uma ideia e não ter gente para colocar em prática, ou pessoas que saibam organizar o processo para aquilo funcionar […] O trabalho que ele fazia (antes de ser técnico) era mais de bastidores, organização e metodologia, do que estar à frente de uma grande equipe, liderando muita gente”, explicou o executivo do Grêmio, Luís Vagner Vivian, ao ‘Globo Esporte’.
No clube gaúcho, Fernando Lázaro passou a atuar diretamente no processo de negociações de atletas, comandando uma equipe com outros seis profissionais. E foi através disso, que o ‘Imortal’ chegou a nomes recentes contratados Monsalve, na Colômbia, e Aravena, no Chile, jovens buscados no exterior. Além disso, o profissional negociou Gustavo Nunes com o Brentford, da Premier League.
“Eu passei a ideia para ele, foi colocando em prática dentro dos processos e fomos estruturando […] Hoje tem um processo de análise de mercado, monitoramos os campeonatos argentino, uruguaio, paraguaio proativamente, dentro de perfis que a gente traça. Nos reunimos, trocamos ideias do que são as carências e ele alinha com o pessoal dele. Ele já organizou isso, tudo está funcionando”, acrescentou o executivo gremista.
Comentários estão fechados.