Organizada do Corinthians faz alerta sobre tradição e protesta contra novo uniforme

O Corinthians lançou sua camisa nº 3 na última quarta-feira (20) e dividiu opiniões entre torcedores por conta de sua cor. Alguns se posicionaram totalmente contra e emitiram seus pronunciamentos através das redes sociais.

A torcida organizada Gaviões da Fiel emitiu uma nota na tarde desta sexta-feira (22). O grupo ressaltou sobre as cores tradicionais do clube e revelou que outras cores atrapalham o espetáculo nos estádios e nos gramados.

“Os Gaviões da Fiel Torcida vêm a público dizer que não está de acordo com as trocas recorrentes das cores das nossas camisas. O Corinthians é preto e branco. A tradição não deve e nem pode ser quebrada. Nós, como a maior torcida organizada do Timão, somos veementemente contra a colorização das camisas em campo e na bancada“, disse.

O Timão irá estrear nova camisa no jogo desta sexta às 20h (de Brasília) contra o Botafogo, na Neo Química Arena. A partida é válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O novo kit já está disponível nas principais lojas de material esportivo.

Por que a camisa do Corinthians é amarela?

Em 2023, a fornecedora de material esportivo Nike lançou as camisas para as temporadas 2023-24 em homenagem do movimento Democracia Corintiana nos anos 80. O grupo foi marcado pelas suas ideologias políticas e a liberdade de todos os funcionários do clube, principalmente atletas, em tomar decisões que antes eram exclusivas de dirigentes.

Os uniformes nº 1 e 2 tiveram o design semelhante aos modelos usados pelos jogadores durante o período. Já a camisa nº 3 é em alusão às manifestações das Diretas Já, que pedia novas eleições para presidente da República com o voto popular.

Em 1984, atletas do Corinthians participaram dos atos vestindo camisas amarelas no Vale do Anhagabaú, em São Paulo. O local, inclusive, foi marcado pela sessão de fotos com a participação de jogadores do atual elenco masculino e feminino, além do ídolo Zé Maria, um dos líderes da Democracia.

Comentários estão fechados.