Problemão envolvendo Fausto Vera chega a tribunal na Suíça e Corinthians é notificado

Pouco depois de encarar o Argentinos Juniors na Copa Sul-Americana, o Corinthians está prestes a ter de enfrentar o clube do país vizinho no tribunal da Suíça. O imbróglio envolvendo a contratação de Fausto Vera ganhou novos capítulos e o Timão foi notificado. Receio da Fiel torcida é de que o clube fique impedido de registrar novos reforços.

Grande algoz do Corinthians na Libertadores de 2023, o Argentinos Juniors não gostou nada da postura da diretoria alvinegra neste caso envolvendo o volante. O presidente do clube, aliás, deu declarações fortes criticando o Timão, chamando de “vergonha” e dizendo que “todos sabem que não paga”.

Como tudo começou?

O início desta confusão se deu assim que o Corinthians contratou o argentino Fausto Vera, em julho de 2022, ainda sob a gestão de Duilio Monteiro Alves. Isso, porque o pagamento de pouco mais de R$ 17 milhões foi estabelecido em duas parcelas – para julho de 2023 e julho de 2024. E quando a data do primeiro vencimento chegou, o clube acabou não pagando.

Com isso, segundo o contrato feito entre as equipes, o Timão precisaria, então, pagar o valor cheio de uma só vez, com um juros de 5% ao mês. Desde então, o Corinthians, mesmo reconhecendo estar inadimplente com a primeira parcela, não retornou à procura do Argentinos Junior. O clube argentino, por sua vez, decidiu entrar na Fifa contra o Timão, e o caso foi parar no tribunal da Suíça.

Ao analisar o caso, a entidade máxima do futebol rejeitou os argumentos utilizados pela defesa do Corinthians. Ao mesmo tempo, rejeitou também a cobrança de juros de 5% ao mês, por parte do clube portenho – excedendo o limite de 18% por ano estabelecido pela jurisprudências do Tribunal do Futebol. Com isso, com o caso ainda em julgamento, o clube pode sofrer um ‘transfer ban‘ e ficar impedido de registrar jogadores por até três janelas de transferências.

Comentários estão fechados.