Quais são as torcidas organizadas do Corinthians?

Quando se fala de futebol, é impossível não pensar em torcida. Os torcedores são o “combustível” que movem seus clubes e é através dele que alguns times de futebol ganham notoriedade no cenário futebolístico. Não poderia ser diferente com o Corinthians que tem a torcida mais apaixonada do Brasil e é referência no país à fora por seus grandes feitos, dentro e fora dos estádios.

A torcida do Corinthians é, sem dúvidas, um dos maiores diferencias da equipe alvinegra. Não à toa, o time do Parque São Jorge conta com seis principais torcidas organizadas, que ganham destaque no cenário esportivo por suas ações de alta visibilidade. São elas, Camisa 12, Pavilhão 9, Estopim da Fiel, Fiel Macabra e, a maior delas, Gaviões da Fiel.

A Gaviões da Fiel, conta com mais de 140 mil associados e é a primeira torcida organizada do clube. Fundada em 1969, o coletivo está localizado no bairro do Bom Retiro, justamente onde a equipe alvinegra nasceu. e é uma das primeiras torcidas organizadas do país e tem grande influência nas decisões tomadas dentro do clube, desde a contratação de jogadores até a decisão de quem será o próximo presidente do Corinthians.

O principal papel das torcidas organizadas é acompanhar o Corinthians em todos os lugares e promover uma grande festa, pacífica e, principalmente, motivadora aos jogadores corintianos. A torcida do Corinthians é conhecida por ser o “12º jogador” do Timão nos duelos enfrentados pela equipe. Com seu modo firme e estrondoso dentro dos estádios, os corintianos cantam e apoiam do início ao fim, além de realizar cobranças duras quando necessário.

Conheça um pouco sobre as principais torcidas organizadas do Corinthians

Camisa 12

A Fiel Torcida Jovem Camisa 12 é uma torcida organizada do Corinthians com sede na cidade de São Paulo. Foi fundada em 8 de agosto de 1971 por jovens torcedores apaixonados pelo time, pertencentes a denominada “Fiel Torcida”, que resolveram homenagear a “Nação Corintiana”, exaltando a importância da força da torcida como um 12º jogador.

Pavilhão 9

Grêmio Recreativo Cultural Social Bloco Torcida Clube Desportivo Pavilhão 9 é uma torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista, e ao mesmo tempo, uma entidade carnavalesca de São Paulo. Foi fundada em 9 de setembro de 1990 por nove torcedores corintianos, em homenagem ao time de futebol da Casa de Detenção do Carandiru. Atualmente, sua sede está localizada em Itaquera. O Pavilhão 9 promove a difusão do esporte e da cultura, principalmente entre a população de baixa renda da periferia da cidade.

Estopim da Fiel

A Estopim da Fiel é uma torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista do estado de São Paulo. Foi fundada em 5 de janeiro de 1979, em Diadema. No ano de 1988, tornou-se também um bloco de carnaval na cidade, e posteriormente transformou-se numa escola de samba. No jogo que ficou conhecido como a famosa invasão corintiana, quando mais de 70.000 Corintianos invadiram o Maracanã para assistir à semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976 contra o Fluminense, uma bandeira da “Estopim da Fiel” e uma faixa “Corintianos de Diadema” podiam ser vistas no estádio.

Fiel Macabra

O Grêmio Recreativo Esportivo Cultural e Social Torcida e Escola de Samba Fiel Macabra (G. R. E. C. S. Torcida Fiel Macabra) é a maior torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista do interior do Estado de São Paulo e também é uma escola de samba. Fundada em 1993, a sede está localizada no bairro Vila Ipiranga na cidade de Bauru e conta com outras seis sub-sedes em cidades do interior: Marília, Avaré, Pederneiras, Itapevi, Mogi das Cruzes e Brotas. Atualmente a torcida tem cerca de 2.300 associados.

Gaviões da Fiel

O Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Gaviões da Fiel Torcida (G.R.C.E.S. Gaviões da Fiel Torcida) é a maior torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista e também uma escola de samba da cidade de São Paulo. Fundada em 1969, localiza-se no bairro do Bom Retiro, contando com mais de 140 mil associados. Foi a primeira torcida organizada do Brasil a ter uma estrutura administrativa interna regida por regras estatutárias. Na Gaviões os departamentos de Carnaval e os ligados ao futebol fazem parte de uma mesma entidade. A torcida teve um grande crescimento, e muitos de seus membros se envolveram em brigas de torcedores, o que chegou a levar o Ministério Público a pedir a extinção da entidade em 1997. A agremiação chegou a ter suspensas por liminar as suas atividades como torcida.

Comentários estão fechados.