Quantas vezes o Corinthians chegou na final da Libertadores?
Confira quantas vezes o Sport Club Corinthians Paulista chegou na final da Copa Libertadores da América, a competição mais importante de todo o continente. O Time do Povo é um dos gigantes do cenário nacional brasileiro, muito por conta de todas as suas conquistas dentro do futebol mundial. Colecionando legiões de apaixonados por onde passa.
Dentro da esfera continental, o Timão levou o título de campeão da Libertadores de 2012 em sua única disputa de final. A conquista foi garantida de maneira invicta, sendo a primeira e única taça do Corinthians na competição, até então. No ano seguinte, o time ainda foi campeão da Recopa Sul-Americana de 2013, que teve um gostinho especial por ganhar do seu rival São Paulo.
Copa Libertadores da América de 2012
O Corinthians disputou a 53.ª edição da Copa Libertadores da América de 2012. Nela, o Alvinegro Paulistano estreou no Grupo 6 e disputou a fase de grupos com Deportivo Táchira, da Venezuela, Nacional do Paraguai e Cruz Azul, do México. Com quatro vitórias e dois empates, o Corinthians finalizou a primeira fase na liderança, com 14 pontos e invicto.
Já nas oitavas de final, o adversário do Time do Povo foi o time equatoriano Emelec. A equipe encarou arbitragens caseiras mas conseguiu manter a primeira partida com um empate sem gols. No entanto, o jogo de volta foi dominado pelo Timão que arrancou 3 a 0 em cima do adversário.
Nas quartas de final o Corinthians encarou um grande rival nacional, o Vasco da Gama. Novamente a primeira partida foi mantida sem gols e com esperanças de uma vitória simples no jogo de volta. O jogo que levaria o Corinthians para a semifinal teve participação fundamental do goleiro Cássio e suas defesas brilhantes. Paulinho marcou de cabeça o gol que finalizou a disputa em 1 a 0 e correu para o abraço da torcida.
A semifinal estabeleceu um jogo entre rivais alvinegros de São Paulo e atual campeão da taça, o Santos de Neymar. Emerson Sheik brilhou com seu gol na primeira partida, garantindo a necessidade de apenas um empate para que o Corinthians garantisse sua primeira final da Libertadores. O jogo de volta não teve nenhuma atuação brilhante, Neymar garantiu o primeiro gol do Santos no primeiro tempo, no entanto já no começo do segundo tempo Danilo garantiu o empate, classificando o Timão para a decisão.
A final e o título do Corinthians
A primeira grande final do Corinthians dentro da Copa Libertadores da América, que foi contra o Boca Juniors, se desenrolou tão bem quanto seus torcedores esperavam que pudesse acontecer. Na primeira partida, dentro do Estádio La Bombonera, em Buenos Aires, um empate em 1 a 1, com gol de Romarinho para o lado alvinegro, deixou tudo aberto para a volta.
Sendo assim, no Pacaembu, o time comandado por Tite contou com o brilho extremo de Emerson Sheik, grande liderança durante toda aquela campanha, para se sagrar campeão em sua primeira final continental. O atacante marcou duas vezes e levou o Alvinegro para a Glória Eterna. Ao todo foram cinco bolas na rede do craque naquela edição, sendo o artilheiro alvinegro no torneio.
Na grande decisão, o treinador colocou em campo Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Alex (Douglas), Danilo, Emerson (Liédson), Jorge Henrique (Wallace), responsáveis por entregar uma das maiores conquistas da história da instituição.
Lembrando daqueles que foram os maiores destaques em campo, em julho de 2012 a CONMEBOL divulgou a seleção da Libertadores e como campeão, o Corinthians foi o clube com mais representantes na lista. Cássio, Leandro Castán, Paulinho e Emerson Sheik representam o time ao lado do técnico Tite.
Comentários estão fechados.