Quantos títulos de Campeonato Brasileiro o Corinthians tem?

O Corinthians é um dos maiores clubes do Brasil, detentor de títulos importantes nacionais e internacionais. Bicampeão mundial, o Timão coleciona grandes histórias e triunfos ao longo dos anos, desde a sua fundação em 1910. Para os torcedores corintianos, colecionar troféus já se tornou algo comum e a Fiel pensa em conquistar cada vez mais.

Pelas competições nacionais, o Corinthians é um dos grandes campeões de todos os tempos. Heptacampeão do Campeonato Brasileiro, o Timão ainda tem um título pela Série B do Brasileirão. O primeiro título veio em 1990, quando Craque Neto brilhava na equipe. Com mais de 100 mil pessoas presentes no estádio do Morumbi, o Corinthians conquistou seu primeiro título do Campeonato Brasileiro. Tupãzinho marcou aos nove minutos do segundo tempo e garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo. A equipe vitoriosa era formada por Ronaldo, Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano e Tupãzinho; Neto, Fabinho e Mauro.

Oito anos depois (1998), o Corinthians conquistava seu bicampeonato no Brasileirão. Contra o Cruzeiro, o alvinegro empatou as duas primeiras partidas da final e no Morumbi, fez 2 a 0 com gols de Edílson e Marcelinho, garantindo a taça de bicampeão brasileiro. A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo, entrou em campo com a seguinte escalação: Nei, Índio, Batata, Gamarra e Silvinho; Ricardinho, Vampeta, Rincón e Marcelinho; Edílson e Mirandinha. No total, o clube marcou 57 gols em 32 duelos, sendo que 19 deles foram do artilheiro Marcelinho Carioca.

O Corinthians viveu anos gloriosos, e um ano após o bicampeonato, conquistou a terceira taça do Campeonato Brasileiro. O Timão foi derrotado em Belo Horizonte, pela equipe do Atlético Minero, por 3 a 2 e venceu a segunda partida por 2 a 0 no Morumbi. No jogo final, o empate sem gols garantiu o terceiro campeonato brasileiro do alvinegro. Com mais de 50 mil espectadores presentes, o time do Corinthians era formado por Dida, Índio, Márcio Costa, João Carlos e Kléber; Gilmar, Rincón, Vampeta e Ricardinho; Edílson e Marcelinho. O atacante Luizão foi o artilheiro do clube no torneio com 21 gols.

Seis anos depois (2005), o Corinthians voltava a alegrar os corações alvinegros. Comandado pelo argentino Carlito Tevez, o Timão levantou o troféu de tetracampeão brasileiro. O atacante, que foi eleito o melhor jogador do campeonato, marcou 20 dos 87 gols corintianos no Brasileirão. Antônio Lopes, treinador a época, escalou os jogadores para o último duelo da seguinte maneira: Fábio Costa, Marinho, Wendel, Coelho e Gustavo Nery; Marcelo Mattos, Rosinei, Bruno Octávio e Carlos Alberto; Nilmar e Tevez.

O pentacampeonato veio em 2011 sob o comando de Tite. O empate sem gols contra o Palmeiras garantiu ao clube o quinto título do nacional em sua história. A escalação no último jogo foi: Júlio César, Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Wallace, Paulinho e Alex; Willian, Jorge Henrique e Liédson. A equipe de 2011 ficou conhecida pela regularidade dentro e fora de casa, além de uma excelente defesa.

Quatro anos depois do penta (2015), o hexacampeonato chegava nas mãos dos torcedores Bando de Loucos. Uma campanha irretocável foi a melhor definição para a trajetória do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2015, que culminou na conquista do Hexa. A equipe foi comandada pelo técnico Tite, que retornou ao clube no começo da temporada após um ano sabático em 2014. A taça foi garantida no empate em 1 a 1 com o Vasco, em São Januário, na 35ª rodada. Na reta final da competição, o Corinthians teve apresentações históricas, e venceu por 3 a 0 o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, e o São Paulo por 6 a 1, na Arena Corinthians.

Dois anos depois (2017), o Corinthians conquistou seu último título brasileiro, garantindo o heptacampeonato. Sob o comando de Fábio Carille, no primeiro ano de carreira como treinador, o Timão calou os críticos e a desconfiança ao terminar o primeiro turno invicto, o melhor da história da competição. A torcida Fiel se fez presente em todos os jogos e teve uma média de 30 mil torcedores em cada partida, batendo o recorde de público em partidas do Timão do estádio contra o Palmeiras, com 46.090 pagantes.

Em 2008, o Corinthians disputou a Série B do Brasileirão e conquistou de forma honrosa o título. Foram 85 pontos marcados em 38 jogos, com 25 vitórias, 10 empates e três derrotas. No total, o Alvinegro balançou as redes 79 vezes. Com seis rodadas de antecedência, o Timão já havia garantido seu retorno para a elite. Aos gritos de “O Coringão voltou!”, a Fiel celebrou a vitória por 2 a 0 sobre o Ceará no Pacaembu e a volta para a série A.

Comentários estão fechados.