Quantos títulos o Craque Neto conquistou pelo Corinthians?

Craque Neto é um dos grandes nome do Corinthians até os dias atuais. Ex-futebolista e agora comentarista esportivo na TV Bandeirantes, o comunicador nunca escondeu seu amor e obsessão pelo Timão. Neto é amado por uns, odiado por outros, mas também é, inegavelmente, uma das influências futebolísticas mais conhecida no Brasil e no mundo.

Nascido e criado em Santo Antônio de Posse, no interior de São Paulo, José Ferreira Neto, ou apenas Neto, ou melhor: Craque Neto, iniciou sua história no futebol ainda criança, quando já era apaixonado por chutar a bola para todos os lados. As canelas dos vizinhos de Carlos Soldado e Dona Cidinha sofriam com o garoto.

Seu amor pelo futebol teve início no clube da sua cidade, o União Possensse. Lá o menino era constantemente chamado pelos “maiores” para desequilibrar as partidas. Sua intimidade com a bola sempre foi nítida. Levado e influenciado pelo pai, Netinho começou a atuar pelo dente-de-leite da Ponte Preta.

Neto foi chamado para atuar no rival Guarani, e ali começara a construir uma grande história em sua carreira profissional. Neto morou nos alojamentos do estádio Brinco de Ouro por algumas temporadas e lá conquistou o respeito de todos, apesar do seu temperamento explosivo que é marca registrada até os dias de hoje. No Bugre de Campinas pulou da categoria juvenil direto para o profissional e após algumas temporadas, Neto já era considerado uma das principais revelações do futebol brasileiro.

Craque Neto teve tanta relevância no futebol brasileiro que foi convocado para a Seleção Brasileira ainda nas categorias de base. Em 1986 foi emprestado para o Bangu e para o São Paulo e neste último, o meia-esquerda fez parte dos “Menudos do Morumbi” campeões Paulistas no ano seguinte. A pedido do então técnico do Palmeiras, Émerson Leão, o polêmico meia-esquerda desembarcou no Palmeiras e participou da história de 23 jogos sem derrotas. “Taça dos Invictos” conquistada e apenas uma única derrota para o Bragantino.

Após constantes conflitos com o treinador palmeirense, Neto decidiu trocar o Palmeiras pelo Corinthians. Pelo Timão, Craque Neto coleciona uma história de muitos jogos, gols e conquistas importantes. Ficou conhecido como um especialista nas bolas paradas, sobretudo as cobranças de faltas. O Campeonato Brasileiro de 1990 foi o ápice na carreira de Neto. Ali o Timão deixou a identidade de time regional para se consolidar como uma potência nacional. Foram anos de ascensão. Durante pelo menos três anos o Parque São Jorge era a casa do principal jogador do futebol brasileiro.

Neto deixou o Corinthians em 1993. O ex-jogador aceitou uma proposta do Millonarios de Bogotá e dali em diante começaria um ciclo de clubes que marcaria a carreira do craque. Atlético-MG, Santos, Matsubara, Araçatuba Paulista de Jundiaí, OSAN e Deportivo Itaochacal da Venezuela, foram os clubes que ele atuou após deixar o Timão. No futebol venezuelano, Neto pendurou as chuteiras aos 33 anos de idade, em uma carreira abreviada por problemas de peso e recheada de histórias e aprendizados.

Pelo Corinthians, Craque Neto fez história e segue sendo um dos maiores nomes na trajetória do Timão desde sua fundação. Com as cores alvinegras, o agora comentarista esportivo teve o prazer de conquistar os seguinte títulos: Campeonato Paulista de 1997, Supercopa do Brasil em 1991 e Campeonato Brasileiro em 1990.

Comentários estão fechados.