Todos os títulos de Sócrates pelo Corinthians

O Corinthians têm grandes referências que vestiram sua camisa ao longo dos anos, desde a sua fundação. Jogadores que fizeram história dentro e fora de campo, hoje são lembrados com carinho e respeito e seus nomes foram escritos na história do Timão como heróis alvinegros que lutaram até o fim para honrar as cores do Corinthians.

Dentre tantos nomes, é impossível não admitir que o primeiro que vem à cabeça é o de Sócrates. Sócrates Brasileiro Sampaio de S. V. de Oliveira, ou simplesmente Doutor, um meia nascido em 1954, em Belém do Pará, que tornou-se um dos fundadores da Democracia Corintiana.

O jogador chegou ao Corinthians em 1978 depois de deixar o Botafogo Paulista. Aliviado por não ter que lidar com a pressão de ajudar o time a conquistar algum título, pois o Campeonato Paulista do ano anterior já havia sido conquistado, Sócrates teve espaço para mudar o Corinthians dentro e fora de campo. Além de um jogador de extrema importância, o meia teve papel crucial fora das quatro linhas, ao tornar-se um dos líderes da Democracia Corintiana.

Pelo Corinthians, Sócrates somou 298 partidas e em todas elas como titular. Ao todo, foram 153 vitórias, 90 empates e 55 derrotas, com um aproveitamento de aproximadamente 61,41%. Em meio a estes números, o Doutor marcou 172 gols com a camisa do Timão. Estreou em 20 de agosto de 1978 no empate contra o Santos em 1 a 1, em partida válida pelo Campeonato Paulista. Na época, o jogador de 24 anos começou a partida entre os titulares no Morumbi.

Sua última partida disputada com a camisa alvinegra foi no dia 10 de junho de 1984, seis anos após sua chegada. o Corinthians foi derrotado pelo Santos, da Jamaica, por 2 a 1, em uma partida amistosa. Durante a partida, Sócrates, com 30 anos de idade, entrou em campo entre os titulares e marcou o gol corintiano no Nacional de Kingston, na Jamaica.

Médico recém-formado, por isso o apelido de Doutor, Sócrates com sua grande habilidade e inteligência, conquistou a torcida Fiel em pouco tempo. Com a camisa do Corinthians, foi campeão paulista em três oportunidades: 1979, 1982 e 1983. Um ano após seu último título, em 1984, acabou vendido para a Fiorentina, da Itália.

Pelo Corinthians, Sócrates colecionou recordes e marcas históricas, sendo:

  • 35º jogador que mais atuou pelo Corinthians;
  • Nono meia que mais atuou pelo Corinthians;
  • 29º jogador que mais atuou pelo Corinthians no século XX;
  • Oitavo maior artilheiro da história do Corinthians;
  • Quarto meia que mais marcou gols pelo Corinthians;
  • 82º jogador que mais conquistou títulos pelo Corinthians.

Sócrates se tornou ídolo corintiano por todos os seus feitos e amor demonstrado pelo clube. O futebolista se aposentou em 1989 e, no ano seguinte, iniciou sua carreira como treinador, que durou cerca de nove anos. O eterno ídolo alvinegro faleceu em 4 de dezembro de 2011, vítima de uma hemorragia digestiva. Coincidentemente, na mesma data, o Corinthians tornara-se pentacampeão brasileiro ao empatar em 0 a 0 com o seu maior rival, Palmeiras.

Títulos de Sócrates jogando pelo Corinthians

  • Taça Cidade de Porto Alegre em 1983;
  • Campeonato Paulista em 1983;
  • Campeonato Paulista em 1982;
  • Troféu Feira de Hidalgo em 1981;
  • Campeonato Paulista em 1979.

Comentários estão fechados.