Único jogo entre Corinthians e Argentinos Juniors tem história marcante de Maradona

Nesta quarta-feira (19), o Corinthians volta a campo, desta vez pela Copa Libertadores. Em busca de seu segundo título na competição, os comandados de Fernando Lázaro enfrentam o Argentinos Jrs-ARG, na Neo Química Arena, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos.

Este será apenas o segundo confronto das equipes na história. O primeiro aconteceu há quase 43 anos e ficou marcado pela ausência de um craque mundial em um duelo que marcaria um grande encontro.

Em 1980, Diego Armando Maradona, de apenas 20 anos, já despontava como um astro do futebol. Foi então que Manoel Chaves, presidente do Nacional FC, de Manaus, na época, teve a ideia de trazer o argentino para promover o embate com um craque brasileiro: Sócrates.

Com isso, o amistoso entre Corinthians e Argentinos Jrs, clube que revelou o astro, foi marcado para novembro de 1980 e foi tratado como o “jogo do ano” pela mídia da época.

Confronto adiado

No entanto, toda a empolgação foi frustrada na véspera da partida, quando as delegações das duas equipes chegaram em Manaus e o grande nome do confronto não estava presente: Maradona não havia viajado para o Brasil.

Dias depois, a imprensa descobriu que o ex-camisa 10 da Argentina havia viajado para a Alemanha para gravar comerciais de uma empresa de material esportivo. A ausência do craque reduziu a bonificação que as equipes receberam. Os valores caíram de 40 mil para 25 mil dólares.

No fim, o Timão venceu o Argentinos Jrs por 1 a 0 e o embate entre Sócrates e Maradona ocorreu apenas em 1981. Os craques se enfrentaram no empate em 1 a 1 entre Brasil e Argentina, durante o Mundialito organizado pela FIFA no Uruguai. O torneio foi uma celebração dos 50 anos da primeira Copa do Mundo.

Comentários estão fechados.