FIFA termina discussão e se manifesta sobre título mundial do Palmeiras

Uma das maiores zoações do futebol brasileiro é sobre o mundial do Palmeiras. Por mais que os torcedores do time rival do Corinthians afirmem que a equipe foi campeã em 1951, os demais times brasileiros acreditam que não e sempre que podem, zoam a equipe alviverde sobre a ausência de um título no mundial de clubes na galeria de troféus do Palmeiras.

Para a torcida rival, o Palmeiras conquistou o título mundial em 1951 ao se tornar campeão da Taça Rio, um torneio intercontinental realizado no Rio de Janeiro. A FIFA, maior entidade do futebol no mundo, reconheceu o título do Palmeiras e sagrou a equipe como primeira a vencer um Mundial de Clubes. Entretanto, tempos depois, a mesma entidade reconheceu os campeões mundiais apenas a partir dos anos 60, descartando assim o título dado ao rival do Timão.

A FIFA voltou atrás em sua decisão e na tentativa de não gerar maiores problemas com o clube, passou a usar a expressão “primeiro campeão global”, quando se refere ao Palmeiras. Mas a federação segue causando uma grande confusão quando se trata do reconhecimento do título da Copa Rio de 51, então conquistada pelo Palmeiras.

Em 2021, a FIFA afirmou que, assim como o Corinthians, o Palmeiras também era campeão mundial, ante da equipe enfrentar o Chelsea na final do Mundial de Clubes. “Palmeiras e Corinthians foram campeões mundiais uma vez cada. A oportunidade de superar seu maior rival (em número de títulos) te dá uma motivação extra?” – questionou a FIFA, em entrevista com o atacante Rony, do Palmeiras, antes da final do Mundial de Clubes.

Claro que a torcida corinthiana e das demais equipes brasileiras, não deixaram passar e voltaram a brincar com a situação. Para a grande maioria dos brasileiros, o Palmeiras jamais foi campeão mundial e o fato da FIFA ter voltado atrás com o reconhecimento só reafirma a situação. Porém, no site oficial da federação, há um texto confirmando o título que até os dias de hoje segue sendo questionado.

“Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores percursores do futebol – Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous entre eles – e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo FIFA. A competição de oito times envolveu algumas das melhores equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras, que se classificaram como finalistas do Torneio Rio-São Paulo. O Rio de Janeiro estava lotado no dia da decisão, com cerca de 10.000 italianos lotando seus hotéis, certos de que a Juve sairia triunfante. Ainda assim, Liminha, um jovem de 21 anos que havia começado o torneio no banco, ajudou a marcar a estreia e marcou um gol no final do jogo, que conquistou o título no empate de 2 a 2 diante de mais de 100.000 no Maracanã” – diz o site oficial da FIFA.

Mundial do Corinthians

O Corinthians conquistou o título mundial em 2012, após vencer a equipe do Chelsea, da Inglaterra. O título foi conquistado em Yokohama, no Japão, com gol de Paolo Guerrero. Ao contrário do seu grande rival, o Timão não precisou recorrer na justiça para ter seu título reconhecido, pois a conquistada foi vista por todo o mundo em 16 de dezembro de 2012.

Comentários estão fechados.